A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu recentemente ao projeto do Hospital Padre Albino desenvolvido com gestantes e que permite visitas monitoradas à maternidade. A iniciativa visa ao estreitamento de vínculo com o ambiente e a equipe, por meio da humanização do atendimento.
A visita agendada pela secretaria segue cronograma mensal, organizado para contemplar as gestantes em fase de pré-natal em todas as unidades de saúde.
O momento da visita é consolidado com esclarecimentos sobre os paradigmas que norteiam os períodos pré e pós-parto. As futuras mamães são alertadas para importância do aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido. Os mesmos temas são abordados nas consultas e cursos nas unidades de saúde.
Para marcar a experiência, teve início o projeto “Bebê Coruja”, que consiste no registro fotográfico da visitação. As imagens captadas são entregues posteriormente às mulheres em um álbum institucional personalizado.
Segundo a Secretaria de Saúde, As gestantes acompanhadas pelas unidades de saúde que já participaram do projeto relatam as vantagens da visita monitorada. Dentre os benefícios, o contato com profissionais é fundamental para sanar dúvidas, diminuir ansiedade, principalmente em relação ao parto normal. As futuras mamães também sentem aumento de confiança.
Fonte: Assessoria/Prefeitura